sábado, 19 de fevereiro de 2011

Desonestidade intelectual sistémica

Qualquer sistema social humano (considerando como sistema social humano um país, uma empresa, uma farmácia, uma escola), pode sofrer e frequentemente sofre, em alguma fase do seu desenvolvimento intrínseco, de DIS (desonestidade intelectual sistémica).
Importaria descobrir que "ingredientes" "precisamos" juntar para obter tal desidrato.
Há falta de melhores estudos sociológicos, atrevo-me aqui a propôr os seguintes:

1º Necessidade de "mostrar eficácia"
2º Existência de um poder institucional ou para-institucional com forte tendência centralizadora e não dialogante ou apenas aparentemente dialogante.
3º Sujeição da generalidade dos membros do sitema a penalizações determinadas pela ordem geral instituida pelo poder institucional ou para-institucional dominante, penas essas cuja visibilidade pode ser maior ou menor, mas que estão lá, mesmo se "nas entre-linhas" da visibilidade.

Isto é mais claro quando passamos à análise de situações concretas, cuja imagem que se segue penso ser um exemplo suficientemente demonstrativo.
Na era Stalin e na sua continuidade, a DIS na sociedade soviética de então, entre outros aspectos, traduzia-se pela irrealidade dos relatórios sectoriais das diversas vertentes económicas da sociedade, que, no entanto, correspondiam ao que se esperava dos relactores, pois, na verdade, se a "mensagem" fosse má a culpa era do "mensageiro".
E assim, as metas dos planos quinquenais (orçamentos do estado a 5 anos) eram sempre cumpridas e na maior parte dos casos ultrapassadas embora todos os envolvidos na cadeia de informação soubessem que a realidade não era correspondente.

Os planos quinquenais eram,ao fim e ao cabo, salvos por registos em papel, produzidos por uma cadeia de escribas controlados pelo sistema que lhes fazia claramente saber aquilo que lhes era incumbido registar.

A desonestidade intelectual sistémica pode decorrer ao longo de períodos mais ou menos longos, tanto na história das sociedade, como das empresas, instituições do estado, etc, etc.

Termina no dia em que a peneira deixa de vez  de ser capaz de tapar o sol...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui!

poner un anuncio gratis