segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sonhos

Era uma vez uma terra, nada distante daqui, porém bem longe, em que cada cidadão vivia um sonho.Um projecto/sonho.
Nessa terra havia sonhos para todos os gostos e cada um sonhava à sua maneira, mesmo quando sonhava um sonho que era de muitos.
Nessa terra, na hora das eleições, ninguém olhava para as fotografias dos candidadtos, ou, pelo menos, pouco olhavam para elas, porque o que importava saber ao votar, era em que projecto/sonho se estava votando. Também por isso os programas eleitorais falavam pouco de medidas a curto prazo, importava pouco saber se iam aumentar os impostos ou descer, o que importava era dizer qual o desígnio final com que cada um se apresentava às eleições.
E, claro, pouco havia quem ficasse em casa no dia do escrutínio, porque ir preencher o boletim de voto significava para cada cidadão daquela terra, um passo que dava na construção do seu sonho.
Cada projecto /sonho, porém, não era pessoal, mas sim um projecto global para a terra de que falamos, embora, evidentemente, cada um pensasse que esse rpojecto/sonho se viria  a reflectir  necessariamente, depois de construido, na vida pessoal de cada um.
Ir votar era uma festa, naquela terra. Os cidadãos levatavam-se cedo e faziam filas intermináveis à porta das secções de voto, em que, cidadãos voluntariamente se haviam anteriormente proposto para a constutuição das mesas de voto, considerando uma honra o facto de ali estarem para ajudarem a concretizar a escolha livre do projecto, por parte de cada um. Se lhes dissessem que lhes iam pagar para o exercício daquela função, sentir-se-iam gravemente ofendidos!
Nessa terra, cantava-se bem alto a canção em que um poeta dizia:

"Eles não sabem nem sonham,
que o sonho comanda a Vida,
........................................... "

Era bom  viver ali, numa terra em que a esperança estava ali, ao virar de cada esquina, e cada utopia era uma certeza.

Essa terra podes encontrá-la no google mapas, exactamente aqui, onde  nós estamos!
Mas está porém bem longe daqui, situada num tempo que só aguns tiveram o privilégio de viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta aqui!

poner un anuncio gratis