“Perdi o apoio dos professores, mas ganhei o dos portugueses”
Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, Portugal, 2006.
Por que é fácil criar "bodes expiatórios" e atirar sobre eles as causas de todos os males. Assim fez Hitler, Estaline, Mao-tse-Dong , Salazar.
Assim se ganha uma mole humana de apoio a políticas cegas. em que o essencial é, tão só, o ataque aos ditos "bodes expiatórios", esperando-se com tal ataque chegar à Solução Final.
E também nos lembramos todos das grandes soluções: a "escola a tempo inteiro" (houve quem lhe chamasse o armazém de crianças...), as aulas de substituição, as revisões sobre revisões do estatuto da carreira docente, (com a divisão entre professores e professores titulares), a avaliação dos professores (que dantes era uma fraude e agora....é um exemplo de rigor ,lol, lol, lol), o magalhães, (hoje já sem teclas e encafuado por aí em arrecadações à espera de melhores dias) ...
Bem, e com tudo isto se prometia a Grande Mudança, com tudo isto se ganhava "o apoio dos portugueses", e com tudo isto se foi conseguindo objectivamente uma crescente, progressiva e constante desmotivação dos professores, uma crescente, galopante carga de trabalho docente (em especial no tocante a tarefas da mais pura "masturbação mental" e que ainda hoje se mantém "são os relatórios para isto, para aquilo, os pits, os pcts, os planos disto e daquilo e do outro, as auto avaliações (ou auto-elogios), etc., etc., que foram deixando cada vez menos tempo aos professores para....serem professores!
Professores desmotivados, desgastados, exaustos, embrulhados nas teias da Lurdocracia, contribuiram de facto, pelo seu cansaço, pela sua fadiga e desmotivação para os "brilhantes" resultados observados no final dum ciclo de gestão Sócrates/Lurdes Rodrigues da política educativa portuguesa.
A frase deveria ter sido antes esta:
"Perdi o apoio dos professores, mas manipulei os portugueses".
Mas manipulações ...só duram o tempo efémero da ignorância dos factos!
Eles estão aí, claros e duros, traduzindo o balanço real da política educativa de sua Exª Drª Maria de Lurdes.
Parabéns, MILU!
Foste a "MÁIOR"!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comenta aqui!